Batata “frita” chinesa

Olá amigos,

Sempre que viajo para a praia acabo engordando um pouco mais, e note bem que não me acho em minha melhor forma física desde o nascimento do eu Príncipe, Ollie. O motivo dos quilos a mais são os restaurantes da orla que me fascinam. Um deles tem uma moqueca perfeita pela qual e lembrado, mas aqui em casa ele é  lembrado por sua batata frita, diferente, inusitada e misteriosa uma vez que não liberam a receita por nada e eu nunca tinha visto nem parecida em lugar nenhum, até que me deparei com uma página na net com uma receita e batata frita chinesa, que fiz e ficou bem parecido mesmo com a que o restaurante serve, porque é claro que o segredinho deles eu não descobri.

 O pessoal aqui em casa adorou e lembrou na hora da bendita batata.kkkk

Ingredientes

6 colheres (sopa) de azeite
4 a 8 dentes de alho descascados(8 fica picante demais para mim)
4 batatas médias p/ grandes com casca bem lavadas com esponja e sabão (batata da casca lisa, fina e amarela)
8 colheres (sopa) de amido de milho
2 colheres (chá) de tempero a gosto usei cominho com pimenta do reino.(Pode se orégano, alecrim, pimentas calabresa, cayena…)
sal a gosto

Lave bem as batatas e corte ao meio no sentido do comprimento e cada metade em 4 partes ou 8, formando meia-luas. Lave bem e enxugue em papel toalha ou um pano de prato bem limpinho e seco.

Modo de Preparo

Leve ao fogo o alho triturado e o azeite e doure levemente e deixe esfriar.

Coloque as batatas em um recipiente onde não se acumule o azeite no fundo, (eu uso o escorredor de macarrão de alumínio). Rego às batatas já secas com a mistura e misturo bem. Em seguida vou polvilhado os temperos, o sal e misturo bem, por último polvilho o amido de milho aos poucos mexendo suavemente com as mãos para que envolva as batatas.

Não importa como do fazer, se for frita em óleo, assada ou cozida na fritadeira a vapor, não coloque muitas batatas para não grudarem uma na outra.

1 -Pode ser feita em óleo em frigideira anteaderente.

2- Eu fiz na fritadeira a vapor, seguindo a receita de batatas meia lua.

3- No forno convencional :

Forre com papel manteiga e unte com azeite por cima. Leve para assar em forno pré-aquecido a 220˚C por cerca de 20 a 30 minutos. Quando dourar por baixo, vire as batatas e asse mais alguns minutos até dourarem do outro lado.

Obs: Ficam escandalosamente deliciosas com catchup e maionese da marca Heins. Viciante demais.

Anúncios