Bolo de limão sem leite

image

Olá  amigos,

Não sei se já falei aqui antes, mas meu pequeno Ollie tem APLV, alergia a proteína do leite de vaca, então por conta disso passo horas no mercado lendo rótulos, e gasto muito tempo explicando as pessoas que mesmo um pedaço  pequeno  ou uma balinha é perigosa para ele. Explico que não é brincadeira nem bobagem, muito menos super proteção, é um problema de saúde e muito sério. Repito várias vezes porque as pessoas tem certa resistência em acreditar e aceitar esse fato, sejam estranhos ou parentes ou confundem com intolerância a lactose e acabam involuntariamente oferecendo coisas que ele não pode comer e aí é aquela correria.

Neste caso ando sempre as voltas com receitas que não contenham leite, nem manteiga, ou que possam ser trocadas por creme vegetal (becel) e leite de soja ou leite condensado de soja sem perder o sabor.

Muita coisa é tao complicada de fazer que na vida real ( sem curso de culinária ) simplesmente não da certo mesmo. Mas esse bolo é coisa dos deuses. Deu super certo e até  os adolescentes críticos da família comeram de repetir. Ninguém acreditou quando eu disse que era sem leite. Kkk ponto para a Esposa aqui!

Bolo de limão com cobertura e sem leite

image

3 ovos inteiros
1/4 de xícara de óleo de soja
2 xícaras de açúcar cristal( não tinha mais o demerara e fiz com esse mesmo)
2 xícaras de farinha de trigo com fermento
1 colher de sopa muito bem cheia de fermento em pó ( era genérico o meu)
2 colheres de sumo de limão
1/2 xícara de água em temperatura ambiente.

Cobertura

1 xícara de Açúcar( mesmo sendo refinado bater no liquidificador seco mesmo até virar um pó e verdade, tipo talco.
5 colheres de sumo de limão

Modo de preparo do bolo

Bata no liquidificador os ovos e o óleo por três minutos.
Acrescente o açúcar e bata mais três minutos.
Coloque numa vasilha grande o que foi batido e vá acrescentando suavemente e aos poucos a farinha, sempre mexendo sem parar, assim que incorporar toda a farinha a parte líquida vem a partendo segredo para fazer esse bolo.
Pegue a xícara com a água  É acrescente as duas colheres de sumo de limão e misture, com outra colher seca encha de fermento e exatamente sobre a vasilha com a massa despeje o fermento nessa água, ele irá subir na mesma hora como um vulcão em erupção, não se espante com isso é proposital e necessário. Entorna tudo sobre a massa e mexa suavemente até  formar bolhas de ar.

Unte a forma com duas colheres de oleo de soja e três colheres de farinha (forma grande) se for forma de buraco ou forma pequena diminua a quantidade para a adequada.
Despeje a massa e gire a forma para que fique uniforme a massa nele.
Leve aí forno pre aquecido por 35 minutos a 250 graus. Vá  acompanhando porque casa forno tem sua variação de temperatura.

Cobertura

Enquanto assa, faça  a cobertura  com o açúcar e o suco e limão até formar uma calda com textura de leite condensado. Derrame no colo assim que tirar do forno e volte  já com a cobertura com ele para o calor do forno já desligado por dois minutos para secar a calda.
Depois retire e deixe esfriar.

image

Bom apetite!

Anúncios