Malévola

image

Esse post contém muitos spoileres. Só leia a ficha do filme se já viu.

Eu assisti esse por indicação de um amigo.
Não vou dizer que gostei em especial, porém achei interessante e bem realizado. Gostei bem mais do enredo do que o da história original.
A dualidade bem e mal na própria malévola me apresentou uma história humana e concreta mais bem fundamentada.
A atuação de Angelina e irrepreensível como sempre.
Confesso que esperei que a mais bela princesa dos contos fosse realmente bela e achei a moça bem comum e sem a lendária beleza descrita na princesa. Fiquei esperando ela se transformar que nem a cinderela e fiquei decepcionada. O príncipe Philip e como no história original e só.
O marido achou que a escolha da atriz foi feita para não rivalizar com Angelina, o que foi desnecessário se ocorreu realmente já que Angelina é magnética na tela, seja como vilã ou como mocinha, ou como ambas.
É um filme tenso, intenso e sombrio, mais bonito de linda fotografia.
Me lembrou um pouco A lenda do Cavaleiro sem cabeça, com o Johnny Deep e a Christina Ricci( a do Gasparzinho, e da Penélope) que sim ficou mais bonita que a Aurora deste filme.
Não achei um filme para criança e sei bem que não foi esse público o alvo do filme, mas sempre tem quem não vá ler a sinopse e vai achar que não faz mal o pequeno ver porque é a historia da Bela adormecida e não é. Provavelmente seu bebe terá pesadelos com isso. A aparência da malévola ainda que pela assusta pelos grandes chifres. É a história da fada, da malévola, e por isso leva seu nome no título.

Se não viu o filme e quer ver pare aqui, vá assistir e continue lendo depois.

Ficha do Filme by wikipédia.

Maleficent (Malévola (título no Brasil) ou Maléfica(título em Portugal) é um filme de aventura e fantasia, dirigido por Robert Stromberg e produzido pela Walt Disney Pictures, a partir de um roteiro escrito por Linda Woolverton.
Estrelado por Angelina Jolie como a personagem vilã da Disney de mesmo nome, o filme é um live-action re-imaginado do clássico da Walt Disney Pictures, A Bela Adormecida de 1959, adaptação animada daWalt Disney de A Bela Adormecida, e retrata a história a partir da perspectiva da antagonista, Malévola.

Ele começou a ser filmado em 18 de junho de 2012, e foi lançado pela Walt Disney Pictures no Reino Unido em 28 de maio de 2014 e lançado nos EUA em 30 de maio de 2014 nos formatos Disney Digital 3-D, RealD 3D, e IMAX 3D, bem como nas salas de cinema convencionais. O filme foi recebido com opiniões mistas dos críticos.

Enredo

Uma mulher idosa conta a história de Malévola como uma jovem e poderosa fada que vivia num brejo mágico fronteiriço a um reino de seres humanos. Enquanto jovem, ela conhece e apaixona-se por um menino camponês chamado Stefan, cujo amor por Malévola é suprimido pela sua ambição de se tornar rei. Ao crescerem, eles se separam até que um dia Stefan volta para vê-la. Depois, após Malévola derrotar o rei numa batalha, Stefan é incumbido de matá-la. Ao visitá-la novamente, Stefan lhe dá uma substância entorpecente e Malévola desmaia; Stefan não tem coragem para matá-la, e ao invés disso arranca suas asas usando uma corrente de ferro – uma vez que Malévola havia lhe dito que o ferro queima as fadas –, e leva as asas ao rei como prova de que Malévola estava morta. Triste por ter sido traída por Stefan e por ter perdido suas asas, Malévola começa a construir um reino de escuridão na terra das fadas. Ela toma um corvo, Diaval, por seu confidente e ajudante, constantemente transformando-o em vários animais.

Um dia, Diaval informa a Malévola que Stefan, agora rei, dará uma festa para o batizado de sua filha recém-nascida, Aurora. Em retaliação pela traição de Stefan, Malévola aparece sem ter sido convidada e amaldiçoa o bebê, que picará seu dedo no fuso de um tear no seu aniversário de 16 anos, caindo em sono profundo; a maldição só poderá ser quebrada com um beijo de amor verdadeiro. Stefan, paranóico pela maldição, queima e trancafia todos os teares do reino, e também envia Aurora para ser criada por três fadas no meio da floresta, devendo ser trazida de volta um dia depois de completar 16 anos.

Apesar do ódio inicial por Aurora, Malévola começa a cuidar dela, quando as fadas, negligentes, falham em fazê-lo. Quando Aurora completa 15 anos, ela finalmente conhece Malévola, acreditando que ela é sua fada-madrinha, ao lembrar dela por perto durante toda a sua infância. Malévola permite que Aurora passe mais tempo no brejo das fadas. Percebendo que gosta da menina, Malévola tenta remover a maldição, mas não consegue. Aurora conhece um príncipe, Philip, e os dois sentem-se atraídos um pelo outro. Ele diz que está indo ao castelo do rei Stefan, mas promete retornar para vê-la. No dia de seu aniversário de 16 anos, Aurora decide que quer viver com Malévola no brejo das fadas, e Malévola permite pois não há teares no brejo, o que a protegeria da maldição. As três fadas, entretanto, contam a Aurora da maldição de Malévola, e Aurora vai embora para o castelo, magoada.

O rei Stefan tranca Aurora num quarto até que o dia de seu aniversário termine, mas a maldição se processa e ela encontra os teares trancados, e pica seu dedo num fuso, caindo em sono profundo. Malévola, tendo falhado ao tentar protegê-la, adentra o castelo trazendo o príncipe Philip inconsciente, na tentativa de fazê-lo beijá-la e despertá-la da maldição – o beijo, entretanto, não funciona. Malévola pede perdão à Aurora pelo que fez e lhe dá um beijo na testa, o que faz com que ela desperte, uma vez que o amor materno de Malévola é verdadeiro. Ao acordar, Aurora chama Malévola de “madrinha”, mostrando que a perdoou, e reafirma o desejo de ir viver com ela no brejo das fadas.

Ao tentarem sair do castelo, Malévola cai numa armadilha preparada pelo rei Stefan, sendo aprisionada numa rede de ferro que cai do teto. Usando lanças de ferro, os guardas começam a matar Malévola, que usa suas últimas forças para transformar Diaval num dragão, que embora inicialmente consiga deter os guardas, logo começa a ser dominado. Malévola é cercada por guardas com escudos de ferro, e Stefan a humilha por ela estar sem suas asas, e diz que irá matá-la. Aurora descobre as asas de Malévola e as liberta. Malévola, agora com suas asas, derrota Stefan e ele morre ao cair no fosso do castelo. Aurora é proclamada rainha do reino dos humanos e das fadas por Malévola, unindo ambos os reinos, com o príncipe Philip observando. A narradora revela sua identidade como sendo Aurora, já idosa.

Elenco

Angelina Jolie como Malévola, a auto-proclamada “Senhora de Toda Maldade”
Elle Fanning como Princesa Aurora / Briar Rose, a Bela Adormecida
Sharlto Copley como Rei Stefan
Ella Purnell e Isobelle Molloy como Jovem Malévola
Eleanor Worthington Cox e Vivienne Jolie-Pitt como Jovem Princesa Aurora
Toby Regbo e Michael Higgins como Jovem Stefan
Brenton Thwaites como Príncipe Phillip
Juno Temple como Thistlewit
Sam Riley como Diaval
Miranda Richardson como Rainha Ulla
Imelda Staunton como Knotgrass
Lesley Manville como FlittleKenneth
Cranham como Rei Henry
Angus Wright como ajudante do Rei Henry
Hannah New como Rainha Leah
Peter Capaldi como Rei Kinloch

Produção

Em 12 de maio de 2009 , foi revelado queBrad Bird estava desenvolvendo um filmelive-action baseado no filme A Bela Adormecida da Walt Disney, contada a partir do ponto de vista de Malévola, com Angelina Jolie estrelando como Maleficent. Antes de Jolie, Alanis Morissette foi brevemente considerada para o papel de Malévola. Em janeiro de 2010, havia rumores de que Tim Burton foi convidado para dirigir o filme. Relatórios on-line em maio de 2011 afirmaram que Burton tinha deixado o projeto para concentrar em seus outros projetos futuros, a Disney começou a procurar um diretor substituto, com David Yates sendo citado como um candidato em potencial devido à sua experiência com o gênerofantasia, tendo dirigido os quatro últimos filmes de Harry Potter. Linda Woolverton, que já havia trabalhado com Tim Burton em Alice in Wonderland e escreveu clássicos de animação da Disney Beauty and the Beast e O Rei Leão, está escrevendo o roteiro para o filme, ao lado de Paul Dini, em sua estreia no cinema live-action. Angelina Jolie afirmou que ela está definitivamente interessada e confirmou que ela vai desempenhar o papel. Em 6 de janeiro de 2012, a Disney anunciou que Robert Stromberg, o duas vezes vencedor do Oscar desenhista de produção de Avatar, Alice in Wonderland e Oz: The Great and Powerful, vai dirigir o filme. Richard D. Zanuck foi oferecido o papel de produtor antes de sua morte, no final daquele ano.

Sharlto Copley foi recentemente nomeado como o protagonista masculino para o live-action de Stromberg do conto A Bela Adormecida. Heat Vision também relata que Imelda Staunton e Miranda Richardson teriam sido escaladas para o filme, junto comKenneth Cranham, Sam Riley, e Lesley Manville. De acordo com o The Hollywood Reporter, Staunton e Manville estarão interpretando os personagens de Knotgrass e Flittle, respectivamente, “dois dos três duendes que acabam cuidando de Aurora”. O relatório do Heat Vision confirma que Elle Fanning irá desempenhar o papel da referida Princesa. No papel de Rainha Ulla, Richardson estará agindo como uma “Rainha das Fadas, que é tia de Malévola com uma antipatia de sua sobrinha”. Enquanto isso, Cranham vai interpretar o rei humano que planeja conquistar o reino das fadas, e Riley vai retratar Diaval, “um corvo que se transforma em forma humana e é a mão direita de Malévola”. A fonte também menciona Copley na liderança de Stefan, descrevendo seu papel como “o meio-humano, meio-fada filho bastardo do rei humano”. Data oficial de lançamento do filme está marcada para 2 de julho de 2014, e que o filme será distribuído pela Walt Disney Pictures.

Filmagem

Com um orçamento estimado em US$130-US$200 milhões, as filmagens começaram em 18 de junho de 2012 em Londres, com as primeiras imagens do set emergente e o primeiro olhar oficial de Jolie como Malévola.  Sete vezes vencedor do Oscar Rick Bakerprojetou os efeitos especiais de maquiagem para o filme. Pós-produção começou em 5 de outubro de 2012.  As filmagens tiveram lugar na zona rural de Buckinghamshire.

Refilmagens

Em 10 de outubro de 2013, John Lee Hancock ajudou Stromberg com refilmagens para o filme. Hancock, que acabou de supervisionar os estágios de pós-produção final de Saving Mr. Banks, foi abordado por Joe Roth, que o os dois já haviam trabalhado juntos em Snow White and the Huntsman. “Pedimos-lhe para estar no set”, disse o produtor Joe Roth a Hancock. “Ele não está dirigindo. Ele escreveu páginas, e eu contratei um diretor de primeira viagem, e é bom tê-lo no set”. Roth foi perguntado por um “filme desta magnitude foi confiada a um diretor novato”, e ele observou que Stromberg ganhou Oscars para o projeto de produção deAlice no País das Maravilhas e Avatar. “O filme é lindo de se ver, e nos últimos 75 minutos (1h 15min) são realmente divertidos”, diz ele. A questão é a abertura, que está sendo refilmada ao longo de oito dias”.

Música

James Newton Howard foi contratado para fazer a trilha sonora do filme em outubro de 2012.  Em 23 de janeiro de 2014, foi anunciado que a cantora Lana Del Rey estaria no filme com a canção, “Once Upon a Dream”, do filme de 1959 A Bela Adormecida como a canção título para Maleficent. Del Rey foi escolhida a dedo por Angelina Jolie para executar a canção. O single foi lançado em 26 de janeiro e foi disponibilizado gratuitamente por um tempo limitado através de Google Play.

Maleficent (Original Motion Picture Soundtrack)

image

Trilha sonora de James Newton Howard
Lançamento 27 de maio de 2014
Gênero(s) Orquestral
Duração1:11:46 Gravadora(s) Walt Disney.

Lançamento

O filme foi originalmente programado para lançamento em março de 2014, antes de ter sido alterado para 2 de julho de 2014. Em 18 de setembro de 2013, a data de lançamento do filme foi mudado de 2 de julho de 2014 a 30 de maio, devido a ter problemas de produção e atrasos do filme da Pixar, The Good Dinosaur. O primeiro teaser trailer foi anexado junto aos filmes Thor: The Dark World, The Hunger Games: Catching Fire,Frozen, e Vampire Academy: Blood Sisters.

Marketing

Em 10 de agosto de 2013, como parte do painel do filme live-action 2013 da ExpoDisney D23 em Anaheim Convention Centerem Anaheim, Califórnia, a Disney lançou seu primeiro olhar de Malévola, revelando o novo logo tipo do título do filme e alguns minutos de clipe do filme. Angelina Jolie fez uma visita surpresa à exposição e conversou com os participantes sobre sua fascinação com A Bela Adormecida da Disney como uma criança, sua experiência de trabalho com os realizadores do filme, e seu amor pela Disney. Ela também comentou sobre como ela assustou as meninas quando ela estava em traje, maquiagem e atuação durante a gravação, o que levou à decisão de contratá-la e a filha de Brad Pitt, Vivienne Jolie-Pitt, para o papel da jovem Princesa Aurora, de modo que ela não estaria com medo de sua própria mãe durante a fotografia principal.

Walt Disney Pictures lançou o teaser pôster de Maleficent em 12 de novembro de 2013, com Jolie no traje e maquiagem, semelhante a representação da personagem em A Bela Adormecida. O primeiro trailer foi liberado no dia seguinte, em 13 de novembro. Mais dois trailers foram lançados em janeiro de 2014, revelando a aparência de Maleficent. O terceiro trailer destaca Lana Del Rey cantando “Once Upon a Dream”.

Recepção

Bilheteria

Maleficent ganhou $4.2 milhões em apresentações na noite de quinta-feira, que foi maior do que os de meia-noite e fim de noite arrecadações de dois filmes de fantasia live-action anteriores da Disney, Alice in Wonderland ($3.9 milhões) e Oz: The Great and Powerful ($2 milhões).[39]

Resposta da crítica

O filme recebeu críticas mistas dos críticos. A partir de 30 de maio de 2014 detém uma classificação de 49% sobre as reviões doRotten Tomatoes baseado em 104 opiniões, com uma pontuação média de 5.7/10. O consenso do site diz: “O desempenho magnético de Angelina Jolie supera deslumbrantes efeitos especiais deMaleficent, mas, infelizmente, o filme em torno deles não consegue justificar todo esse esforço impressionante”. No Metacritic, o filme tem uma classificação de 56 em 100, com base em 32 críticas, indicando “críticas mistas ou médias.”

Robbie Collin do The Telegraph disse, “Esta releitura da Disney da Bela Adormecida carece de verdadeiro encantamento, mas Angelina Jolie salva o dia”.

Desempenho de Angelina Jolie no filme foi escolhido por diversas vezes, para o louvor pela crítica. Betsy Sharkey do The Los Angeles Times deu ao filme uma crítica positiva, escrevendo “Este é o filme de Jolie por causa da Maleficent que ela faz. Todos os outros, mesmo Aurora, desaparecem na presença dela”. Ann Hornaday do The Washington Post premiado com o filme de três e meia de quatro estrelas, comentando que “Ainda assim, para todas as suas limitações, “Maleficent” consegue ser improvavelmente divertido de assistir, unicamente devido a seu personagem-título”. Daniel M. Kimmel deu o filme quatro estrelas de cinco, dizendo que o filme “cavalga sobre a força do desempenho de Angelina Jolie e ela é, em uma palavra, magnífica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s