PAP DIY. Bolo fake de papelão reciclado. Minie Mouse.

Olá amigos,

Esse bolo foi encomenda de uma amiga.

Como os demais que já postei aqui, totalmente reciclado. Além de muita paciência e carinho o que utilizei foi o de sempre, tentando aproveitar as sobras ao máximo.

Explicarei o passo a passo da montagem das bases do bolo aqui.

Material

Caixa grande de papelão comum( gosto das mais grossinhas)

Tesoura grande

Estilete

Pistola de cola quente

Bastões de cola quente

Cola instantânea para EVA

Cola de silicone fria

Jornal velho

Cola de tecido(se tiver para os laços e a fita, mas não faz mal se não tiver.)

Furador de papel comum( para as mini margaridas)

Fitas de gorgurão 5 metros vermelha e 5 de bolinha branca

Cordão de cetim Preto 5 metros

Moldes de papel que imprimi da internet das bolinhas e carinhas. (Não uso furadores com figuras porque não tenho, e por aqui no interior são super caros e teria que ter vários.)

Use bandejas redondas, ou forma de pizza, ou mesmo tampa de panelas ou pratos em três tamanhos: pequeno, médio e grande.

Montagem do Bolo

Risque e recorte com o estilete seis círculos usando as tampas ou pratos ou o que tiver escolhido como molde. Faça dois de cada tamanho, que serão base e topo de cada andar do bolo.

Em seguida pegue a régua e marque 10 cm de altura em linha reta em todo o papelão restante que tiver. Ficara como tiras de papelão.

Emende essas tiras.

Coloque no chão o primeiro círculo e como se fosse um muro ou cercado, contorne-o com a tira de papelão usando cola quente sempre pelo lado de dentro até encontrar o ponto onde começou o contorno e una as duas partesi sem deixar sobras ou ficar torto.

Encha com jornal amassado.

Passe cola quente ao redor do outro círculo do mesmo tamanho e o encaixe no topo do muro e está será a base.

Repita o mesmo procedimento em todos os andares.

Feito isso use as bases para cortar o EVA escolhido no tamanho corretor já com o acréscimo da lateral. Por isso não pode usar o molde para cortar o EVA também.

Marque a lateral com 12 cm ao invés de 10 pelo mesmo motivo acima.

Cole com cola quente ou de silicone fria. Na base de papelão.

Corte excessos de EVA se houver com a tesoura cuidadosamente.

Faça o mesmo em todas as bases.

Cole as beiradas que ficarem soltas com a cola instantânea. (As vezes pingo a cola no palito de fósforo ou de dente e coloco rapidamente no local para não borrar, porque ela não sai mais.)

Quando todas estiverem prontas e emcapadas com EVA é só medir o centro e colocando todas as emendas alinhadas, uma na reta da outra, cole uma base na outra fazendo os andares bem no centro com cola instantânea para EVA.( Eu prefiro colar as base no final da peça inteira já pronta. )

Em seguida recorte as figuras, desenhos e detalhes para montar o bolo. Lembrando que cada detalhe de uma cor diferente é uma nova camada de eva diferente sobre outra.

É importante lembrar que sempre deve se começar a colagem das figuras e detalhes sobre a parte das emendas com o objetivo de escondê-las o melhor possível.

O cordão preto de cetim usei para contornar um dos detalhes do topo e colei com cola instantânea. A cola de tecido usei para unir os laços e fazer o formato deles e colá-los na fita.

Fiz as bolinhas grandes da base inferior com moedas como molde.

As bolinhas menores e as mini margaridas usei um furador de papel comum e uni com cola de silicone fria.

A cabeça da minie é de biscuit, a pessoa que encomendou já tinha em casa e só colocou a fita igual a do bolo.

Tem alguns vídeos na internet explicando como fazer esse tipo de bolo com papelão e até com papel paraná. Eu gosto de reciclar até resto de outros bolos que desmonto com cuidado para aproveitar o que puder mesmo que seja apenas aquele pedacinho que ficou sem cola direito mas que cabe no furador ou cabe certinho aquele molde que precisa usar.

Assim é melhor para o bolso, para o planeta e para todo mundo porque faz todo o processo ser mais em conta para quem vai pagar.

Quando me trazem o bolo do ano seguinte já desmontado mas com as bases de papelão intactas dá para ser feliz de verdade. Dá para usar umas 10 vezes se souber tirar com cuidado.

O isopor pode danificar ao retirar ou desmontar, o papelão sai sem danificar nada as vezes.

Literalmente do lixo ao luxo! Rs

Anúncios